Buscar
  • Fernando Silva

SEO, O que é? Como funciona?

Hoje, irei falar um pouco sobre o SEO e para que serve no marketing digital.


SEO é Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca), são estratégias que buscam melhorar o seu posicionamento nas pesquisas orgânicas.

Hoje em dia temos respostas em segundos, os sites buscadores e principalmente o google um dos mais utilizados no mundo, buscam organizar os seus conteúdos na forma de um ranking, permitindo assim que as melhores repostas apareçam primeiro.


O que isso significa?

Para que o seu conteúdo apareça em primeiro lugar você precisa trazer a melhor reposta, conquistando autoridade e proporcionando uma boa leitura nas páginas dos buscadores.

Mas como esses sites buscadores fazem essas pesquisas?

Elas utilizam motores de buscas, que nada mais é do que um sistema que tem a função de rastrear, indexar e rankear os conteúdos da web para apresentar de maneira rankeada nas pesquisas dos usuários.

Como esses motores de buscam funcionam?

Primeiro os robôs rastreiam o conteúdo da Web, após são indexados, ou seja, vão para o índice do buscador onde serão organizadas, mas a ordem que será exibida é definida no rankeamento.

Os fatores de rankeamento são divididos em dois grupos: on page e off page.

On page

É quando falamos de otimizações nos conteúdos, título e meta descrição, heading tags, imagens, URLs.

Você otimiza a sua própria página, melhorando assim a experiência de seus usuários.

Off page

É quando falamos em otimizar a autoridade do site diante dos usuários e de outros sites da web como: quantidade de backlinks, diversidade de backlinks, contexto dos backlinks, menções à marca, sinais sociais e buscas diretas, ou seja, você não tem controle sobre a otimização.

Certo, mas você deve estar pensando, como irei criar a estratégia de SEO?

Como qualquer estratégia você irá começar com o planejamento, os resultados que você quer obter, quem você deseja alcançar, e como chegar nesses resultados.

Você precisa estar ciente que os resultados do SEO não terão resultados imediato e sim em médio ou longo prazo, mas de forma mais sustentável, assim vamos listar os primeiros passos para criar o seu SEO:

- Primeiro você precisará definir os seus objetivos, como otimizar seu site, sua loja virtual, seu blog.

- Defina a sua persona, já falamos sobre isso em um dos artigos postados.

- Definir as ferramentas que serão utilizadas: Google Analytics, Google Search Console.

O SEO buscar trazer o melhor conteúdo ao usuário e consequentemente o melhor posicionamento nas buscar.

Espero que vocês tenham gostado do artigo de hoje. Na próxima semana irei falar sobre como fazer a pesquisa das palavras chaves, então espero vocês na próxima semana.

52 visualizações

©2020 por Vrum Digital. Criado orgulhosamente por nossa Equipe.