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  • Fernando Silva

Persona no Marketing Digital

Hoje, irei falar um pouco sobre a persona no marketing digital.

Acredito que você já tenha ouvido muito sobre a persona e como ela pode fazer a diferença nas suas campanhas.

Caso ainda não tenho ouvido, vou fazer uma breve explicação e já vamos para a parte de como achar a sua persona.

Persona no marketing digital para quem ainda não conhece é o conjunto de dados de clientes que simboliza o seu cliente ideal, ou seja, a persona auxilia você a compreender quem é o seu cliente e o que ele precisa, descrevendo minuciosamente a pessoa perfeita para o seu produto ou serviço.

Pois bem, apenas essa breve introdução vamos falar um pouco como você pode descobrir a sua persona e como isso impacta em suas campanhas.

Toda boa estratégia de marketing Digital precisa ser criada com base sua persona para não ficar atingindo um público amplo e variado que não comprar o produto ou serviço.

Você deve estar se perguntando como criar a minha persona?

Peronas não são criadas por achismos, é necessário fazer pesquisas, entrevistas, coletar dados dos clientes, só assim você conseguirá definir a sua persona.

Essas pesquisas podem ser realizadas através de formulários enviados a seus clientes com uma recompensa se responderem, por exemplo, se responder ao questionário ganharam um cupom de desconto na próxima compra.

Para se obter sucesso nessa pesquisa é necessário ter planejamento dos dados que você precisará e as perguntas corretas com essas respostas ficará mais fácil orientar a sua estratégia de marketing.

Lembrando, quanto mais informações você conseguir de seus clientes, mais completa serão sua persona.

Você deve estar pensando, quais perguntas devo colocar nesse formulário?

Abaixo deixei algumas perguntas que irão te auxiliar:

Se você quer fazer um formulário demográfico:

Qual é a sua Idade? Em que cidade você mora? Sua escolaridade? Qual é o seu gênero?

O que você faz no seu trabalho? Qual é o seu cargo?

Qual é o segmento de sua empresa? Qual é o tamanho da empresa?

Agora se quiser um formulário mais pessoal:

Como é sua rotina?

Objetivos pessoais? Objetivos profissionais?

Quais são suas principais responsabilidades?

Quais são seus principais objetivos?

Qual sua trajetória profissional?

Para você, o que é ser bem-sucedido em seu trabalho?

Quais são os maiores desafios em seu trabalho?

Ou um formulário com conteúdo:

Em quais redes sociais você tem um perfil?

Como você aprende novas habilidades e informações para o seu trabalho?

Quais formatos de conteúdo você gosta e quais meios?

Quais assuntos você mais gosta de acompanhar como política, educação, religião entre outros?

Ou uma visão da sua empresa:

O que te levou a procurar as soluções na nossa empresa?

Como a empresa a nossa empresa te ajuda a solucionar seus desafios?

Qual a maior qualidade da nossa empresa?

Após colher essas informações, você deverá analisar os dados e encontrar características comuns entre os clientes, ou seja, localizar os problemas e as soluções que esses clientes trouxeram.

Com essas informações você trabalhará com cada uma delas do jeito correto, por exemplo, por blog, e-mails marketing, posts em redes sociais.

Por último teremos a estruturação da persona. Como?

Você precisa pensar na sua persona como se fosse uma pessoa de verdade, assim você irá interagir com esses clientes, com conteúdos que farão com que esses clientes adquiram produtos da sua loja, chegando ao resultado final, na conversão da venda.

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