Buscar
  • Fernando Silva

Como gerir seu Negócio em tempos de crise

Olá, Caro(a) leitor(a).

Hoje, irei falar um pouco sobre como gerir seu negócio em tempos de crise.

Normalmente quando uma crise está começando ela dá sinais, porém essa que estamos vivendo foi imprevisível e todos os setores estão sentindo drasticamente os seus efeitos.

Acredito que muito de vocês estejam acompanhando lives sobre a economia ou o que fazer nesse momento ou já devem ter ouvido que a crise serve para “ajustar” os excessos.

Mas com intuito de ajudar trazendo informação, o artigo dessa semana resolvi falar um pouco de como você pode gerir seu negócio e passar por essa crise.

Em momentos como os que estamos vivendo é importante deixar o seu negócio organizado, todos os processos precisam estar alinhados para o bom funcionamento. Lembrando que o coração da empresa está no gerenciamento financeiro, pois além de gerenciar as despesas existentes é necessário evitar novas dívidas.


Por onde começar?

Acredito que essa seja a pergunta inicial.

Vamos começar pegando as informações e dados como:

· Quanto vendi no mês?

· Quanto entrará nos próximos meses (no caso de venda parcelada)?

· Quanto preciso comprar de produtos para repor o meu estoque?

· Quanto estou lucrando?

· Qual é a melhor forma de pagamento dos meus produtos?

· Quanto vai sobrar no meu caixa no final do mês?


Com essas informações você poderá traçar o seu planejamento e saber de quanto você precisa para manter o seu negócio além dos custos fixos como aluguel, telefone/internet, água, luz, contabilidade entre outros.

Gostaria de ressaltar que caso você não possua um sistema, poderá organizar tudo numa planilha, separando as suas contas, assim os números ficarão mais claros para sua organização.


O que não pode faltar na organização:

· Fluxo de caixa

· Controle de caixa

· Controle bancário

· Controle de contas a receber

· Controle de contas a pagar

· Controle de estoques

Também indicamos um parceiro que poderá te auxiliar com a gestão da sua empresa.

Bling, é um ERP online, que possui integração com várias plataformas e marketplaces, talvez você queira fazer um teste com ele e com o nosso cupom você consegue 3 (três) meses grátis para esse teste.

Acesse: www.bling.com.br/home e inclua o nosso cupom #vrumdigital e conheça mais sobre o sistema.

Nele você poderá gerenciar todos esses tópicos de forma simples e eficiente, além de controlar todas as suas vendas em um único local.

Agora, se você já tem um sistema, mas não o alimenta de forma correta é o momento para deixa-lo em dia, isso irá te auxiliar muito com esses números e no seu planejamento.

Certo, você deve estar pensando o que esses dados irão te ajudar no seu planejamento?

Com essas informações você poderá projetar suas vendas futuras, assim também projetará a sua venda futura e prazos para pagamento.

Nesse momento também é importante negociar com os seus fornecedores, talvez um prazo maior ou mais parcelas, para você conseguir organizar seu fluxo de caixa.

Com isso você também terá uma projeção dos valores que irão entrar e como trabalhar esse dinheiro no mês, deixando o seu estoque dentro das projeções, lembrando que talvez não seja o momento de deixar um grande estoque dependendo do seu ramo de atividade e também pode pensar em diminuir as parcelas e aumentar o seu lucro.

Com todas essas informações você poderá tomar decisões antecipadas, com planejamentos diários, semanais ou mensais, dentro das suas necessidades, trazendo mais tranquilidade nas suas ações, com as datas de pagamento já definidas, evitando inadimplência ou perda de crédito.

O controle financeiro é um dos pontos fortes para o sucesso do seu negócio, é o pilar para o processo de planejamento para os próximos passos do seu negócio.

Então... vamos lá, arrumar o seu negócio e tomar as decisões necessárias.

63 visualizações

©2020 por Vrum Digital. Criado orgulhosamente por nossa Equipe.