Buscar
  • Fernando Silva

7 passos para o sucesso no e-commerce

Atualizado: Mar 6

O e-commerce tem se tornado uma grande febre no Brasil devido às vantagens que traz ao empreendedor, já que empreender na internet é mais barato que iniciar um negócio físico.

Provavelmente você deve se perguntar: “Quão difícil é abrir um e-commerce?” ou talvez ,“o que eu preciso fazer para ter um e-commerce de sucesso?”.


Pois bem, antes de falar disso, vamos abordar o conceito de “fácil” e “simples”, que parece o mesmo, mas não é.

Simples – aquilo que não é complicado.Fácil – aquilo que se faz com pouco esforço.

Pensando nesses dois conceitos, eu posso te afirmar agora: montar um e-commerce é simples, apesar de não ser fácil.

Exige bastante dedicação e trabalho para que seu e-commerce prospere, porém o processo em si é simples e pensando nisso, separei 7 passos para você ter sucesso no seu e-commerce:


1. Defina seu nicho

Abrir uma loja que vende de tudo um pouco, à primeira vista, pode parecer um bom negócio, mas sejamos sinceros: se você precisa de um tênis, você vai em uma loja diversificada ou numa loja de calçados? Numa loja de calçados, obviamente!

Quando você tem seu nicho definido, fica muito mais fácil segmentar seu público, ou seja, saber quem é o seu cliente, onde ele está e o porquê ele vai comprar de você.


2. Planeje suas ações

Como tudo na vida, um passo importante não pode ser feito sem um bom planejamento. Você com certeza não compra uma casa por impulso, certo? Espero que não!

Para ter sucesso no e-commerce, você precisa colocar sua ideia no papel, pensar em todas as etapas como: você vai fabricar seu produto ou terá um fornecedor?

Esse fornecedor vai atender a demanda que você espera? Você tem condições de manter um estoque? Tem capital de giro suficiente para fazer o negócio caminhar no começo? Além de muitos outros detalhes.

Sempre planeje muito bem seus passos para evitar riscos desnecessários.


3. Trabalhe a imagem do seu produto

Não tenha medo em investir em uma boa captação de fotografias dos seus produtos. Segundo algumas pesquisas, as pessoas levam aproximadamente 0,2 segundos (isso mesmo, um quinto de segundo!) para julgar imagens na internet e decidir se ficam ou não naquela página, então um bom trabalho de fotografia vai ajudar seu negócio.

Além disso, você consegue descrever tecnicamente o seu produto? Pois, ter uma boa descrição ajuda nos sistemas de busca e melhora o tráfego para sua loja virtual.


4. Defina as formas de pagamento

Hoje existem inúmeras formas de pagamento que você pode oferecer ao seu cliente, então você deve estudar e definir quais são mais vantajosas para você empreendedor digital.

Sempre analise as taxas quando o pagamento for no cartão (à vista, parcelado, débito, crédito), se você vai aceitar pagamento por boleto, se você mesmo vai gerar os links de pagamento ou vai contratar uma empresa para cuidar disso para você.

Sempre analise e chegue a um ponto de equilíbrio que seja vantajoso para você e para o seu cliente também.


5. Como e quanto para o cliente receber seu produto

Qual vai ser o meio de entrega que você vai usar? Correios? Transportadoras? Aplicativos de entrega? Saber disso te ajuda a estimar o quanto custa para seu produto chegar às mãos do cliente.

Sabendo disso você pode até definir um valor de compra mínimo para isentar o cliente do frete, o que é uma prática muito eficiente de marketing para fazer seu cliente comprar mais na sua loja.

Falando em marketing…


6. Invista em marketing

Poderia falar uma vida inteira sobre marketing aqui, mas vou me segurar, prometo.

Hoje o marketing digital é uma das melhores (se não a melhor) ferramenta de divulgação do seu negócio e te fazer vender mais. Se você quer ter um tráfego mais intenso na sua loja, você precisa investir em publicidade, redes sociais, impulsionamento, links patrocinados etc.

Existe uma gama muito grande de ferramentas que você pode usar para gerar tráfego pago à sua loja e não posso dizer aqui que uma é melhor que a outra para o seu negócio, já que isso depende muito do seu produto e do seu público-alvo, mas uma coisa é certa: sempre separe um valor do faturamento para reinvestir em marketing!


7. Se interesse pelo cliente

Eu acredito que essa é uma das dicas com maior peso que posso dar para vocês. Já foi comprovado que o principal motivo de alguém não retornar a um estabelecimento é o mal atendimento. Isso se aplica a lojas virtuais também.

Se interesse pelo seu cliente e o atenda como você gostaria de ser atendido. Além disso, sempre que possível, faça um pós-venda de qualidade para que o cliente nunca se esqueça que você e sua loja realmente se importam com ele.

Não perca a oportunidade de fidelizar clientes!

Existem muitos detalhes técnicos sobre as ferramentas que são utilizadas para ter um e-commerce bem estruturado que não conseguimos abordar aqui, já que deixaria a postagem bem longa, mas eu te garanto que com essas dicas você já consegue planejar muitas ações para iniciar bem sua jornada pelo mundo das lojas virtuais.

Um forte abraço!


Precisando de ajuda para divulgar sua empresa nas Redes Sociais? Clique aqui e solicite um orçamento.


*Este artigo também está publicado na Escola de E-commerce:

https://www.escoladeecommerce.com/artigos/passos-para-o-sucesso-no-e-commerce/


70 visualizações

©2020 por Vrum Digital. Criado orgulhosamente por nossa Equipe.