• Fernando Silva

10 Princípios para um e-commerce bem estruturado

Atualizado: 29 de jun.

1 – Ter um domínio

Ter um domínio com nome igual da loja e que seja fácil de digitá-lo é essencial para sua loja virtual. Recomendo consultar e comprar pelo site do Registro br: https://registro.br/


2 – E-mail profissional

Muitas pessoas ainda não utilizam e-mail profissional.

E-mail profissional nada mais é o @nomedaempresa.com.br. Por exemplo:

O seu domínio/nome da loja é www.lojadofer.com.br, então você consegue contratar um e-mail profissional como contato@lojadofer.com.br. Com isso traz ainda mais credibilidade para seu negócio, invés de usar e-mails gmail, Hotmail e etc.

Eu particularmente gosto muito dos e-mails do UOL Hosts, e você pode contratar 1 caixa postal por apenas R$ 5,99 por mês, através desse link: https://uolhost.uol.com.br/e-mail/


3 – Formas de Pagamento

Negocie taxas e tarifas com seu intermediador e jamais anuncie algo “com juros”

Dependendo do nicho, busque oferece pelo menos 3x SEM JUROS e não tente iludir seu cliente ao mostrar o valor do produto. Deixe bem detalhado o pagamento parcela e a vista (geralmente mais barato) pagando via boleto ou pix.

E busque utilizar um intermediador que oferece o checkout transparente, seguro de chargeback e que possua um sistema anti-fraude.

Dependendo da plataforma que utilizar, recomendo a Yapay/Vindi, para mais detalhes fale diretamente com eles através desse link: https://pagamentos.vindi.com.br/parceiro/indique/?parceiro=vrum

Caso você utilize um intermediador que não possua sistema anti-fraude, conheça a Clear Sale: https://www.vrumdigital.com.br/parceiro-clear-sale

Há mais de 17 anos são especialistas em detecção e prevenção à fraude e atuamos nos mais diversos tamanhos de e-commerce.


4 - Frete

Caso não possua contrato direto com correios ou transportadoras, utilize HUBs (melhor envio por exemplo) para facilitar o cálculo e compra de etiqueta para postagem.

Conheça o Melhor Envio: https://www.vrumdigital.com.br/parceiro-melhor-envio fretes bem mais barato do que ao postar direto no balcão dos correios, além disso você consegue utilizar outras transportadoras como JadLog por exemplo.

Coloque sempre os dados corretos de peso, altura, largura e comprimento do produto já embalado para envio. Qualquer informação errada pode impactar no valor do frete, ficando mais caro ou mais barato.

Crie Kits/Combos para baratear ainda mais o custo do envio.


5 - Produto

Busque colocar um título de até 70 caracteres

Abuse na descrição e coloque tudo relacionado a seu produto, deixe bem claros informações sobre possíveis dúvidas e objeções que seu cliente poderia ter sobre seu produto.

Ainda na Descrição outra dica muito interessante de usar é você fazer um FAQ com as principais dúvidas relacionados ao produto! Uma ótima dica para saber as principais dúvidas e montar seu FAQ é procurar o mesmo produto que você vende no mercado livre e dentro do anúncio identificar as principais dúvidas nos comentários feitos pelos compradores.

Mantenha sempre a formatação na sua descrição criando assim um padrão para o cadastro do seu produto.

Utilize fotos em alta resolução obtendo no mínimo 1000px de altura ou largura com no máximo até 300kb de tamanho de arquivo para evitar o sobrecarregamento e velocidade de acesso da página do produto.

Deixe o anúncio padronizado, usando somente fotos “still” (funda branco)

Para mais detalhes, veja o meu curso GRATUITO, como cadastrar produtos corretamente no e-commerce: https://universidade.yapay.com.br/curso/como-cadastrar-produtos-corretamente-no-e-commerce/descricao/

Nele eu coloco todos os detalhes, dicas e informações ideais.


6 – Layout

Dependendo do valor que irá investir em seu negócio e da plataforma que irá utilizar, pois algumas plataformas os temais “mais bacanas” são pagos, então recomendo comprar um tema ou contratar um desenvolvedor para criar um layout totalmente do zero para você.

A grande diferença de um layout feito totalmente do zero é que nenhum outra loja terá aquele tema similar. O desenvolvedor faz algo “fora do padrão”. A grande diferença é que o investimento será maior. Mas os temas que plataformas parceiras da Vrum possuem poderá te ajudar muito, principalmente para você que vai começar agora. Plataformas que indico iniciar o projeto:

TRAY: https://www.vrumdigital.com.br/parceiro-tray NUVEM SHOP: https://www.vrumdigital.com.br/parceiro-nuvem-shop LOJA INTEGRADA: https://www.vrumdigital.com.br/parceiro-loja-integrada DOOCA COMMERCE: https://www.vrumdigital.com.br/parceiro-dooca-commerce ISET: https://www.vrumdigital.com.br/parceiro-iset


7 – Banners e Promoções

Crie/utilize banners nas dimensões corretas, com base na documentação do seu layout.

Não coloque banners “pesados” busque deixá-los com até 400 KBPS pelo menos, assim não sobrecarrega o carregamento de sua loja virtual, principalmente no mobile, por isso que seguir a documentação do tema adquirido é muito importante.

Coloque banners para as principais categorias de sua loja, principais produto e principais informações.

Crie promoções com cupons ou até mesmo promoções automáticas. Por exemplo:

Compras acima de R$ 500,00 ganhe o frete grátis

Ou

Use o cupom: PRIMEIRA10 e ganhe 10% de desconto em seu primeiro pedido e divulgue bastante em suas redes sociais e banners na vitrine de sua loja virtual.

Pop ups de retenção também ajudam nas conversões, recomendo conhecer as empresas: SmartHint https://www.vrumdigital.com.br/parceiro-smarthint e Popconvert https://www.vrumdigital.com.br/parceiro-pop-convert


8 – Controle seu Estoque

Para fazer toda gestão de estoque, da para fazer apenas pela plataforma sim, porém você precisa emitir notas fiscais e para isso recomendamos o ERP Bling: https://www.vrumdigital.com.br/parceiro-bling com o Bling você consegue dar entrada nos produtos comprados e emitir nota fiscal para suas vendas e ele possui integração com praticamente todas plataformas de e-commerce atualmente.

Um sistema completo e fácil de usar.

100% online, não precisa ser instalado em seu computador.

Utilize o cupom: #vrumdigital04 e utilize o Bling por 4 meses totalmente de graça.


9 – Certificado de segurança SSL

Não deixe de contratar/instalar o certificado SSL, é com ele que sua loja aparecer nos navegadores como “ambiente seguro” além de ter selo de loja protegida, assim passando mais credibilidade ao seu cliente.

Algumas plataformas cobram por ano a instalação dele, em outras ele é gratuito.



10 - Marketing

Faça um planejamento para o marketing de sua loja.

Coloca sua loja no ar sem divulgar vai muito difícil de ter vendas.

Separe uma verba mensal para o tráfego pago, sendo principalmente facebook/instagram e google ads (quem não é visto, não é lembrado né)

Além disso as redes sociais hoje em dia ajudam muito no seu negócio (principalmente Instagram e youtube) mas não fique somente nelas. Independente do nicho, só a gestão de tráfego não é suficiente. Instagram por exemplo: poste bastante conteúdo/informação, via feed, stories e reels. Fale sobre as novidades, mostre o que está sendo postado, fale sobre o produto, como pode ser utilizado etc.


Gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam sobre as tecnologias que vem tornando a negociação de imóveis mais ágil!



Autor: Fernando Silva

Insta: https://www.instagram.com/fersilva94/


69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo